O 18º Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho, ocorreu entre os dias 20 e 23 de abril, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, reunindo 1586 inscritos.
O evento marcou de vez a retomada das atividades científicas presenciais, de importância fundamental para a atualização e interação da categoria. De Socorro, o médico ortopedista Dr Marcos Aurélio Verzani esteve presente todos os dias.
Com o tema “Inovação gerando mais qualidade de vida”, o Congresso apresentou novidades em pesquisas, técnicas e materiais em cirurgia do joelho, com foco em tecnologia robótica. A programação científica abordou temas importantes, incluindo 17 módulos dentro da especialidade de cirurgia de joelho com palestrantes brasileiros e internacionais, além da apresentação oral de 72 trabalhos, 58 e-pôster e também de sete atividades extras organizadas por patrocinadores.
O médico socorrense pode conhecer um pouco mais sobre as novas técnicas do que será o futuro: cirurgia robótica, ou seja, as próteses de joelho auxiliadas por robô.
“O congresso deste ano teve um significado a mais, pois foi o primeiro presencial, após o início da pandemia, sendo que o último aconteceu há 4 anos. Além de abranger assuntos amplamente debatidos no meio como lesões ligamentares, fraturas, lesões meniscais, deformidades, tratamentos não cirúrgicos e cirúrgicos e lesões do joelho em atletas profissionais, recreacionais e seniors, entre outras coisas, o congresso trouxe novidades quanto à técnicas, materiais, consensos e trabalhos científicos que são feitos no Brasil e no mundo”, conta dr Marcos.
Para ele, o que mais chamou a atenção foi o crescimento da cirurgia de prótese de joelho guiada por robô. Uma tecnologia relativamente nova e extremamente precisa que trará melhores resultados neste tipo de cirurgia aos pacientes.
Hoje a prótese de joelho é um dos procedimentos mais complexos no sentido técnico de cirurgias ortopédicas, pois envolve tanto detalhes clínicos quanto mecânicos, visto que depende de inúmeros cortes ósseos, balanço ligamentar, correção do eixo mecânico, além de acerto rotacional e tudo isto, dentro de um indivíduo.
“Pude ter a experiência de utilizar de modo demonstrativo e prático um pouco desta nova tecnologia e posso dizer que sim, a cirurgia robótica é o futuro, já que torna todas estas variantes que citei muito mais precisas e confiáveis”, finaliza ele.
Serviço – Dr Marcos é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e membro do Corpo Clínico da Santa Casa de Socorro atuando como ortopedista de retaguarda. Atende também na Clínica Center (Rua Marechal Deodoro 99, Centro, Socorro), na Clínica Vitta (R. Ernesto Gotardelo, 381 – Centro, Monte Sião – MG,) e na Clínica Bueno Brandão-MG.