Dois curtas metragens produzidos com recursos da Lei Paulo Gustavo pelo Núcleo Audiovisual de Socorro, o NAVS, serão exibidos dentro da programação do 10º EMACS, Encontros de Música e Artes, do Conservatório Municipal Maestro Luiz Gonzaga Franco.

As exibições acontecerão na Biblioteca Municipal, nos dias 18 e 19 de setembro, sempre as 19h.  Os dois curtas são documentários com temáticas ligadas à cultura, história, personalidades e tradições socorrenses. Após a exibição, a plateia poderá fazer perguntas sobre os temas e a produção dos filmes à toda a equipe do NAVS.

O filme “Lino Guedes: A história não se apaga” conta a história do poeta, escritor e jornalista nascido em Socorro. Lino Guedes foi pioneiro na literatura negra no período pós escravidão e atuou intensamente na imprensa negra no começo do século ado. O documentário de 33 minutos resgata a história de Lino e propõe uma reflexão sobre a negritude no Brasil, com participações de JR Queiroz, neto do poeta, estudiosos da obra de Lino e moradoras e moradores Socorrenses. O filme apresenta Fábio Aparecido de Assis Oliveira no elenco, performances de Vell Maria e músicas interpretadas por Ricardo Luanda, Bertáli Vocalista, Celia Nascimento e Kléber Ribeiro.

Já o curta “ Mãos de Socorro” apresenta uma leitura poética dos diversos trabalhos e atividades manuais que são produzidos diariamente no município. A partir da proposta de Simone Saul, editora convidada do projeto, o filme traz uma colagem de imagens em detalhes das mãos junto com a trilha sonora autoral. Estão representadas as mãos que produzem artesanato, que colhem o café, que fazem música, que pintam, que varrem, que criam e muito mais.

O Núcleo Audiovisual de Socorro é um grupo formado atualmente por Rafael Bertelli Sartori, César Farias, Hiro Ishikawa, Jarine Sass, Katia Mazolini, Marcos Farias, Rodolfo “Cão” e Thiago Barros. Os projetos começaram a ser elaborados em novembro de 2023 e a pré-produção a partir da aprovação e liberação dos recursos da Lei Paulo Gustavo em janeiro de 2024. Foram feitas pesquisas, entrevistas prévias, elaboração dos roteiros, produção, captação de imagens e entrevistas, edição, videografismo, tratamento de cor, trilha sonora, mixagem e masterização, até a finalização dos filmes. Ambos os documentários serão lançados futuramente em versões totalmente íveis para pessoas com deficiência através dos recursos de Audiodescrição, Libras e Legendas para pessoas Surdas e Ensurdecidas (LSE). As versões com e sem ibilidade estarão disponíveis livremente online, após a exibição no Centro Cultural.

O intuito do Núcleo Audiovisual de Socorro é promover o resgate e preservação da história e tradições socorrenses, além de fomentar o setor audiovisual da cidade. Para isso, foram oferecidas, gratuitamente, como contrapartida dos projetos, oficinas para estudantes da rede estadual de ensino. Nos encontros realizados na escola José Franco Craveiro, a equipe do núcleo forneceu explicações teóricas e técnicas, exercícios de prática com realização de curtas produzidos pela turma de estudantes e exibição dos documentários.